quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pesquisadores suíços criam vacina contra bugs

Um grupo de pesquisadores suíços desenvolveu uma nova ferramenta que faz com que redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas. Denominada Dimmunix, a ferramenta atua como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas.

Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o sistema atua automaticamente, dispensando o monitoramento por parte de operadores de redes.

A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que um bug ocorre em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital da falha e, em seguida, observa como o computador reage ao problema. Quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica em seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continue a funcionar normalmente.

De acordo com seus criadores, com o sistema o programa de navegação na internet (browser), por exemplo, “aprende” a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do browser).

A nova ferramenta também emprega tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz “vacinas” que se espalham por toda uma rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.

O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire. Para saber mais, acesse: http://dimmunix.epfl.ch

2 comentários:

  1. Certa vez, na inauguração de um trem-bala totalmente automatizado, a voz metálica do computador anuncia: "Senhores passageiros, este trem é totalmente controlado por computador e não há nenhuma possibilidade de algo sair errado... errado... errado..."!
    Vamos ver a versão 2.0 :)
    Seja bem-vindo ao mundo blogspot, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela atenção e espero sempre postar conteúdos voltados à área de TI e que possam ser úteis aos leitores.

    ResponderExcluir