quinta-feira, 25 de abril de 2013

Seis habilidades que um líder de TI precisa para alcançar sucesso

Todo mundo quer ser o chefe. Mas você realmente tem o que é preciso para desempenhar esse papel?

A maioria das pessoas diz que gosta de estar no topo da pirâmide profissional. Mas, na gestão de TI, o título de CIO é quase sempre sinônimo de grande responsabilidade e muita pressão.
O mundo da tecnologia muda a um ritmo alucinante, o que significa que um CIO precisa adotar regularmente novas habilidades. Quer se trate de dominar cloud computing, Big Data e terceirização de TI, parece que nunca há uma pausa de aprendizagem. E, como outros departamentos e, especialmente os CEOs, se envolvem cada vez mais em decisões de tecnologia, os orçamentos nem sempre estão sob o controle do departamento de TI.
Então o que é preciso para competir e ser um CIO de sucesso em um tempo em que ter uma variedade de habilidades é mais importante do que nunca? Para descobrir, conversamos com alguns membros do CIO Executive Council. Seu Ones to Watch Awards programa foi projetado para reconhecer os futuros líderes de TI. Um painel de CIOs veteranos serve como júri.
Os candidatos são indicados por seus gestores e julgados sobre quão bem têm implementado e articulado as principais soluções para resolver problemas em suas organizações. Os resultados são ótimos exemplos dos tipos de habilidades necessárias para ter sucesso hoje no escalão superior de qualquer organização.
Usando dados do processo de avaliação do Ones to Watch, bem como entrevistas com o  estrategista de carreira, Donald Burns, e o CIO da Arizona State University, Gordon Wishon, a CIO.com reuniu uma lista de características e habilidades comumente associadas aos CIOs de sucesso hoje.
Se ter um "chefe" em seu título é o seu objetivo de longo prazo, então o domínio das seguintes habilidades é necessário para chegar lá.

1. Tocar tudo
Independente da sua indústria, as chances são de que todos os departamentos de sua empresa dependam da TI para alguma coisa - telefones, e-mails, computadores, boletins de notícias, sistemas de gerenciamento de conteúdo... e a lista continua.
"Cada canto de cada linha de negócio tem uma necessidade específica de algum suporte ou serviço de TI. Esse fato é um reflexo do valor que a tecnologia pode proporcionar para melhorar o desempenho, a eficiência, reduzir custos e, finalmente, a tornar a companhia mais eficaz", diz Wishon.
Tempo de inatividade pode pôr uma empresa de joelhos. Imagine um dia em que você não possa enviar ou receber e-mails ou você não possa atualizar um produto ou página web de determinado evento com a nova informação importante. "Se alguma coisa der errado, você simplesmente não pode trabalhar. Você pode muito bem ir para casa. Se você estiver trabalhando a partir de casa, você pode tirar o dia de folga. Para uma empresa, limitações de TI são como falta de oxigênio - muito rapidamente, as pessoas ficam com medo, distraídas e/ou com raiva", diz Burns.

2. CIOs estão sempre aprendendo e crescendo
Para ser bem sucedido em qualquer nível de TI, você deve estar sempre aprendendo. Se você não fizer isso, você será deixado para trás. Isto é ainda mais verdadeiro para o pessoal de gerência sênior.
"A liderança da empresa, lá no topo, espera que o CIO se mantenha à frente das tendências, com informações que nem sempre estão disponíveis em um programa de treinamento ou curso. Em outras palavras, você deve fazer o seu próprio caminho, olhe ao seu redor e esteja atento às tendências emergentes", diz Burns.
"Um CIO que não tem conhecimento do que está acontecendo em torno dele não vai ser um CIO por muito tempo", diz Wishon. Ele acrescenta que as pessoas na área de TI são uma parte do campo mais ativamente mutável e volátil. Um diploma universitário é o início da jornada, as empresas precisam de CIOs que conseguem ver além do horizonte, reconhecer as tecnologias emergentes e como elas podem ser aplicadas aos objetivos do negócio.
"O CIO precisa encontrar formas de manter-se informado, não só sobre tecnologia, mas também sobre princípios de negócios e os negócios da empresa", diz Wishon.

3. CIOs são mestres na construção de redes de relacionamento
"Estabelecer e manter sua própria rede é essencial e, por vezes, um fator crítico", diz Wishon. Todo grande CIO deve ter habilidades de construção de relacionamento, e  também ser capaz de lidar com as críticas.
O CIO, entre suas muitas responsabilidades, trabalha com grupos internos - incluindo desenvolvedores, técnicos de apoio, a gerência sênior, administradores de banco de dados, gerentes de projeto e cada chefe de departamento - e vendedores externos. Ser capaz de se comunicar, articular e influenciar as pessoas é determinante, diz Wishon. "Você tem que ter a pele grossa, coragem e convicções".
Quando algo der errado - se a culpa  foi sua ou não, é importante que pessoas não tenham nenhuma razão para "se vingar" de você.
Como CIO, você provavelmente vai ser uma parte de muitas equipes e trabalhar bem com cada uma delas é fundamental para o seu sucesso. "Ouvir e compreender o sentido do que foi estabelecido por aqueles que estão em posição de tomar decisões e a capacidade de trabalhar em conjunto com a gerência executiva são habilidades-chave, diz Wishon.

4. Ter sólido conhecimento de seu negócio e Indústria
"Se você se concentrar especificamente sobre a tecnologia sem saber quais são os objetivos do negócio, você não estará na melhor posição para saber a melhor forma de aproveitar a tecnologia. Você realmente precisa entender o problema de negócio que a empresa está tentando resolver e ser capaz de recomendar a tecnologia que pode ajudar a enfrentá-lo da melhor forma", diz Wishon.
Conhecer os prós e contras de todo o seu hardware e software é onde o trabalho começa - o que separa os líderes dos seguidores aqui é conhecer bem o negócio da sua empresa e todos os detalhes que o cercam.
Aproveitar seu conhecimento de tecnologia para atender as necessidades do negócio é o nome do jogo e o que será capaz de o fazer subir até ao topo. "Quando se detecta uma tendência, é tentador saltar sobre vagão dessa tecnologia. Esse é o instinto natural de bons técnicos. O CIO bem sucedido deve primeiro construir um business case convincente antes de recomendar um investimento na última palavra em tecnologia", diz Burns.

5. A capacidade de influenciar pessoas
O CIO tem de ser eficaz em fazer as pessoas adotarem suas visões e soluções. Precisa ser capaz de articular a proposta de valor de um determinado projeto e alinhar várias pessoas, departamentos e fornecedores em torno de um objetivo comum.
"A capacidade de estabelecer e comunicar o valor é uma característica fundamental", diz Wishon.

6. Reconhecer e incentivar talentos 
Uma das habilidades mais importantes que um CIO pode ter, de acordo com Wishon, é a capacidade de reconhecer, proteger e manter boas pessoas. É impossível para um CIO saber e entender tudo sobre tecnologia.
Wishon diz que não há uma regra para o processo de contratação e retenção de talentos. "A pessoa tem que ser capaz de confiar em pessoas boas. Eu sempre tento contratar pessoas que dominam mais determinados assuntos do que eu", diz ele.
Mas atenção: os especialistas concordam que ter essas habilidade é apenas uma parte da equação. Para ser o melhor CIO, você tem que ser um solucionador de problemas, ter uma curiosidade permanente, e possuir conhecimentos sólidos de gestão organizacional e de projeto.

Rico Hein, CIO/EUA

 

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