terça-feira, 4 de junho de 2013

Mude seu foco, aprenda a dizer "NÃO"!

Na semana passada falamos sobre "A Síndrome do “Não Tenho Tempo”, uma bela explanação sobre como controlamos nosso tempo, hoje, vamos falar sobre outro tema que nos desafia  e que muitas vezes é fator decisivo entre o sucesso ou fracasso de nossos projetos, sejam eles pessoais ou profissional.

Aprender a ter foco e fazer as coisas que precisam ser feitas é uma tarefa difícil, pois, existem tantas distrações no mundo e as vezes caímos nas mesmas armadilhas. Ficamos frustrados ao ver nossos projetos escorregarem por entre os dedos, enquanto gastamos tempo precioso em distrações ou lazeres para desocupar a mente, mas, que realidade, não acrescentam nada em nossas vidas. 

Algo nos incomoda e está bem a nossa frente, mas, na maioria das vezes, deixamos pra lá por causa das referidas distrações “relaxantes”, acabamos sendo menos produtivos, perdemos o foco do que realmente importa e começamos a seguir “a maré”. Por vezes ficamos tristes, desanimados como se estivéssemos carregando fardos pesados e presos num mundo paralelo formado e preenchido por nossas próprias distrações. Parece as vezes, aos amantes da sétima arte, que vivemos em uma "MATRIX", onde nada se encaixa, onde não fazemos parte do mundo que nos rodeia.

Existe uma fórmula para mudar toda esta desilusão e falta de foco, começando com uma pequena palavra composta por três letras no nosso vocabulário "NÃO". Dizer não, por mais difícil que seja, faz parte do processo de ter foco.

POR QUÊ TER FOCO É IMPORTANTE?

Ter foco é essencial, pois se fizermos uma releitura de nossa vida, desde pequenos, aprendemos a andar porque focamos em um determinado objeto. Focamos naquilo e movemos todos os nossos músculos para engatinhar, ficar de pé, andar apoiando nos objetos maiores e depois andar definitivamente para nunca mais engatinhar.

É com foco e persistência que conquistamos nosso espaço desde que nascemos.

Foco é concentração de esforço. Os objetivos tem que estar muito claros, porque aparecerão uma série de coisas e fatores na tentativa de tirar o foco do objetivo final e fazer ele não acontecer. É com posicionamento alinhado ao foco que você ou sua empresa alcançará os resultados. No nosso dia-a-dia, não adianta termos milhões de idéias e não colocarmos em prática, pois idéias são como plantas, precisam ser regadas para florescer e frutificar. Para conseguirmos transformar idéias em algo exeqüível, temos de filtrá-las, para no fim, focarmos naquelas que realmente são importantes.

Assistindo a uma entrevista de um Headhunter ele falava que o difícil não é ter idéias inovadoras, mas sim, tomar a decisão certa e saber o que fazer com elas. Em nossas vidas, seja profissional ou pessoal, vivemos de escolhas e muitas vezes, por não focarmos no que de fato é importante, tomamos decisões equivocadas.

ANTES DO NÃO!

É importante nomear tudo aquilo que não se deseja mais ou que queira mudar. Você precisa avaliar o que não deseja fazer, pois é muito fácil fazer uma lista rápida das coisas que se quer e objetiva. Todos temos o discurso na ponta do lápis, mas, quando invertemos a ordem, paramos, pois, não estamos preparados para a mudança para o "NÂO". Fomos programados para o "sim", para aceitar e conviver e algumas destas situações ou ações indesejadas, mexem com o nosso ego e fazem parte do que somos, de nossa formação e de fato, abrir mão é difícil, mas lembre-se, este exercício nos faz enxergar melhor e focar em nossos objetivos.

Saber o que não se quer é essencial para entender o que se quer de verdade. Ninguém  precisa ficar se submetendo a regras já estabelecidas e se encaixar ali para apenas sobreviver. É preciso que cada um de nós viva em harmonia consigo mesmo para servir cada vez melhor ao nosso próprio crescimento pessoal e aqueles que estão à nossa volta, quer sejam clientes, fornecedores, amigos ou familiares, pois quando crescemos, nos tornamos melhores.

TER FOCO É DIZER NÃO!

Experimente começar a dizer "NÃO" a partir de hoje para aquilo que você não deseja em sua vida ou carreira. Defina qual é o seu nicho de mercado, ou qual seu objetivo de vida e siga em frente sem se desviar, dizendo não para aqueles que quiserem te tirar do foco. Definindo seu foco, muitas escolhas e sub-escolhas hão de ser feitas. Ter foco não significa apenas dizer sim aos seus objetivos, ter foco significa dizer "NÃO" a centenas de outras “boas” ideias, soluções, caminhos e tentações que estão sujeitas a aparecer no meio do caminho, principalmente, de quem não tem a menor noção do que o seu sonho significa para você. Portanto, esse é o momento oportuno para se isolar e “ouvir” seu coração e sua intuição, eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar.

Mantenha o foco! Afinal, se você quer chegar no topo da montanha, não é pegando qualquer caminho ou mudando o rumo a todo momento que chegará lá. Você precisa focar o seu olhar no topo da montanha e se perguntar como chegarei lá ?

O “não” faz parte do processo de inovação.

Por João Balbino

Nenhum comentário:

Postar um comentário